Sobre

O Tiwa é um projeto de serviços Internet voltado exclusivamente para instituições sem fins lucrativos -- resultado de um trabalho iniciado em 1984 no Ibase que resultou na criação do Alternex em 1989, o primeiro provedor de serviços Internet aberto ao público no Brasil. Nascida dentro do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) e depois desenvolvida na Rits (Rede de Informações para o Terceiro Setor) através do extinto projeto Ritsnet, a proposta de um espaço de serviços Internet sem fins comerciais, voltado exclusivamente para entidades da sociedade civil organizada foi -- e continua sendo -- pioneira.

Hoje, a atividade de provimento de serviços Internet fundamentada no compromisso com os direitos do usuário, sua privacidade, o armazenamento responsável e transparente de seus dados e a liberdade de expressão, são mais necessários do que nunca. Para isso o Instituto Nupef criou e mantém o projeto Tiwa, com a participação de fundadores do projeto Alternex.

Para o sediamento e trânsito Internet de vários de seus serviços, o Tiwa conta com o apoio da RNP -- Rede Nacional de Ensino e Pesquisa --, bem como do LNCC -- Laboratório Nacional de Computação Científica. Quase todos os nossos servidores utilizam o sistema operacional GNU/Linux e o projeto está comprometido com a migração total para plataformas livres.

O Instituto Nupef é uma organização que trabalha com a missão de sensibilizar, formar e mobilizar cidadãos e cidadãs em torno da construção de saberes e de estratégias para responder aos desafios que as sociedades conectadas em redes enfrentam - principalmente na defesa da democracia, do acesso ao conhecimento, da liberdade de expressão, da privacidade, da diversidade cultural, entre outros direitos fundamentais.

Os serviços do Tiwa são oferecidos a entidades e movimentos da sociedade civil através de acordos de parceria com o Nupef. Esses acordos são feitos pelo instituto com entidades com missão e objetivos compatíveis com os do Nupef, e envolvem o compartilhamento de custos dos serviços envolvidos.

O Nupef reafirma o compromisso de oferecer serviços Internet com foco na segurança e proteção de suas informações, estabilidade de serviços e o compromisso com o uso de tecnologias livres e abertas. No entanto, lembra que o Tiwa é uma operação sem finalidade lucrativa que requer o apoio em várias formas de todos os participantes.

No cenário atual de intensificação do vigilantismo na Internet e da crescente coleta e processamento de dados pessoais com fins de monetização desses dados, utilização indevida ou mesmo ilegal, o Tiwa procura ser também um espaço de proteção de direitos.